É bom lembrar que não há um modelo fixo que caia bem em todo mundo que é um pouquinho mais cheinha. Mas existem algumas características que o vestido pode ressaltar ou disfarçar e que podem valorizar o corpo da mulher gordinha.
A estilista Mariana Vidal, da loja Kauê Plus Size, especializada em moda para gordinhos e gordinhas, revela os pontos infalíveis para um bom modelo de vestido de festa: "Os modelos no qual a cintura seja bem marcada e no qual o decote seja mais profundo". O decote ousado valoriza o colo da mulher plus, que costuma ser super bonito.
As melhores cores continuam sendo os tons mais escuros como o preto, o azul marinho, o grafite entre outros, que disfarçam melhor as dobrinhas. Mas não tenha medo de arriscar. "Acredito que quando o vestido tem uma modelagem bem estruturada ao corpo plus, qualquer cor é bem-vinda. Desde os tons mais vibrantes, como o azul Royal e os tons alaranjados, até tons mais claros, como os tons pastéis e até mesmo o branco", enfatiza a estilista. Prestando atenção ao caimento, não há qualquer proibição. Exceto usar branco em casamento, isso é gafe além da conta!
E quanto aos tecidos? Mariana explica: "Para os tecidos mais encorpados, como é o caso do tafetá, prefira os modelos de vestidos mais próximos ao corpo. Como esses tecidos geralmente dão volume, é necessário que contornem a silhueta. Mas se você prefere se sentir mais soltinha e totalmente confortável com modelos mais larguinhos, prefira os tecidos mais fluidos, como o Jersey". As rendas são um capítulo à parte. Por serem fininhas, trazem elegância e sofisticação ao visual e estão liberadas tanto para os modelos mais justos quanto para os modelos mais soltos.
Claro que com a chegada das épocas mais quentes do ano, fica um pouco mais complicado usar e abusar das mangas longas. Mas caso opte por um vestido no modelo de regata, pode investir numa echarpe ou num bolero feito com tecidos fininhos, como o chiffon. Para as moças que estão de mal com as barrigas, que tal usar um body cor de pele apertadinho para colocar tudo no lugar?
Vestidos com pedrarias e bordados, pode?
E se há algum medo de brilhar verdadeiramente, é hora de deixar de lado. "As pedrarias, paetês, brilhos e bordados estão sempre presentes em vestidos de festa. E para os modelos plus size não é diferente", diz Mariana. Não se esquecendo de valorizar o colo e marcar a cintura, o brilho só agregará positivamente. E com relação aos tules e transparências, certifique-se de que estejam localizados em pontos que você mais goste do seu corpo, como o colo, por exemplo.
Na hora de combinar o vestido com os acessórios, a estilista dá a dica: "Os acessórios, como bolsas pequenas, sandálias ou sapatos de salto, colares, brincos, pulseiras e anéis têm que ser combinados à parte do modelo escolhido, não compre-os antes de comprar seu vestido", alerta.
Se o traje contiver muita informação, como brilhos e bordados, prefira acessórios mais simples e
Se o traje contiver muita informação, como brilhos e bordados, prefira acessórios mais simples e